Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pedagogia
Qua, 15 de Julho de 2009 11:37

 

COORDENADORA

 

Profª. Dra. Lia Matos Brito de Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1973), graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1967), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora adjunto xi da Universidade Estadual do Ceará e atua nas seguintes áreas: na graduação leciona Didática na Licenciatura em Ciências Sociais, orienta monografia no Curso de Pedagogia e coordena o Núcleo de Didática do Centro de Educação CED / UECE; no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, leciona a disciplina Teorias da Educação e Formação de Profesores como professora colaboradora. Como pesquisadora atua da seguinte forma: coordena um grupo de pesquisa com alunos da graduação, cujo principal enfoque é o modelo epistmológico elaborado por Domingos Sobrinho - UFRN - que propõe uma aproximação entre a praxiologia de Pierre Bourdieu e a Teoria das Represntações Sociais. Com base nesse modelo, o grupo estuda e pesquisa o processo de construção da identidade do professor, tendo em vista a formação docente. Participa, também, da pesquisa Representações Sociais de Ciência e Tecnologia e o Processo de Construção da Universidade Tecnológica, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação do educador e atua, principalmente, nas seguintes áreas do conhecimento: aprendizagem, ensino, leitura e escrita, ensino fundamental, identidade do professor e formação docente.

 

 

VICE-COORDENADORA

 

Profa. Célia Maria Goiana Teixeira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1977) e especialização em Educação Infantil pela Universidade de Fortaleza (1990). Atualmente é Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará e Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

 

 

 

PERFIL DO PEDAGOGO

 

O pedagogo formado pelo atual curso de Pedagogia é o profissional habilitado para atuar nas disciplinas pedagógicas de nível médio e nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

O processo ensino-aprendizagem é, então, a sua base obrigatória ampliada, contudo, com a preparação para o apoio e coordenação do trabalho pedagógico.

 

Nesta concepção, é aquele que tem a docência como base de sua identidade profissional, pois domina o conhecimento específico de sua área de ensino, mas também domina o conhecimento pedagógico mais geral, o que o capacita ao exercício da função docente e de coordenação pedagógica e administrativa da instituição educativa onde atua.

 

 

O CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS HABILITAÇÕES

 

- Magistério das disciplinas pedagógicas de nível médio (Primeira habilitação – comum e obrigatória a todos os alunos para conclusão do curso);

 

- Magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental (habilitação adquirida quando cursadas as disciplinas Metodologia e Prática do Ensino Fundamental);

 

- Administração Escolar (Segunda habilitação, fruto da opção de retorno do aluno ao curso de graduação).

 

Apresentação:

Autorizado a funcionar pelo Decreto Federal n.º 22974 de 22 de Abril de 1947 e reconhecido em 9 de junho de 1963, pelo Decreto Federal n.º 52192, o curso de Pedagogia completou, em 2004, 50 anos da formação de sua primeira turma.

 

Local de Funcionamento: Campus do Itaperi

 

Processo Seletivo: Vestibular

 

Número de Vagas: 80 por semestre

 

Diploma Conferido: Licenciado pleno

 

Duração média: Oito semestres letivos – 2.400h/a

 

Turno Ofertado: Matutino e noturno

 

Objetivo do Curso: Oferecer subsídios à compreensão e análise do contexto econômico, político, social e educacional da sociedade brasileira;

 

Propiciar fundamentos teóricos – metodológicos à proposição, organização, vivência e avaliação de situações de aprendizagem;

 

Proporcionar os fundamentos e a prática da pesquisa em educação como experiência produtora de novos saberes – base da construção e reconstrução do fazer pedagógico.

 

Habilitar para o exercício técnico – pedagógico das funções de apoio à docência e para a organização e gestão do trabalho escolar.

 

Serviços

Agenda - Setembro 2017

Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Centro de Educação da UECE- Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi - Fortaleza - CE

Fone: (85) 3101.9869

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservadosa